Bem-vindo ao Portal Único Reparação Rio Doce

Repositório Ibama/CIF

Criado no âmbito do 1º Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), firmado entre Samarco/Vale/BHP, a União e os Governos de Minas Gerais e do Espírito Santo, o Comitê Interfederativo (CIF) — que tinha o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) como um de seus participantes centrais — foi descontinuado com o Novo Acordo do Rio Doce.

O CIF deu lugar a um novo modelo de governança e participação social, no qual o Governo Federal e os Estados assumiram a responsabilidade direta pela condução das ações de reparação.

Com a publicação do Portal Único Reparação Rio Doce, as informações e documentos produzidos pelo CIF passam a ser reunidos e preservados neste repositório, consolidando o legado do importante trabalho desenvolvido para atender às demandas das pessoas atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão, da mineradora Samarco, ocorrido em 5 de novembro de 2015.

Sobre o Comitê Interfederativo (CIF)

O Comitê Interfederativo (CIF) foi criado em resposta ao desastre causado pelo rompimento da barragem de Fundão. Sua função era orientar e validar as ações da Fundação Renova, instituída pela Samarco e suas acionistas — Vale e BHP Billiton — para gerir e executar as medidas de reparação dos danos resultantes da tragédia.

Presidido pelo Ibama, o CIF era composto por representantes da União, dos Governos de Minas Gerais e do Espírito Santo, dos municípios impactados, das pessoas atingidas, da Defensoria Pública e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce.

Olá! Sou o seu YAYA.

Estou aqui para ajudar você a encontrar programas, informações ou suporte - basta digitar sua pergunta para começar!

Robot AI